{{form}}
O ponto de partida de um artigo científico ou de um trabalho de pesquisa, seja ele um TCC ou uma tese, independente da área, é ter uma boa justificativa. Se você é um autor de artigos na área de ciências humanas sabe, por exemplo, quão importante é explorar o local da produção do estudo - ou, pelo menos, parte dele - e demonstrar a que veio. É isso o que a justifica traz para seu trabalho: mais credibilidade e orientação para quem lê.
A justificativa é a forma de dar ao tema do estudo maior força e atenção, explicando com argumentos convincentes porque aquele TCC ou pesquisa em geral está sendo realizado, e apontando para onde quer chegar. Abaixo, listamos um breve passo a passo para exemplificar como você pode elaborar uma justificativa do seu artigo científico atendendo às expectativas dos interessados em seu projeto, com exemplos. Confira:
Antes de começar a escrever uma justificativa de projeto ou do seu artigo científico, leve em consideração exemplos de outros projetos que tiver lido, se o agradou ou não, e ao mesmo tempo, se os mesmos continham as informações básicas sobre o TCC, o estudo e o tema em questão. Caso a resposta seja não, preparamos um breve resumo de o que deve estar presente em justificativas em geral, para tornar o artigo um sucesso.
Fonte: Freepik
Uma justificativa, embora necessite explorar e argumentar sobre todos os dados mencionados neste artigo, não necessariamente precisa seguir apenas um padrão. Só é necessário respeitar os elementos da justificativa. Por exemplo, você pode organizar cada parte do assunto, de modo que os mesmos se conectem e entreguem a mensagem desejada, sem seguir um modelo único. Veja abaixo algumas formas de escrever sua justificativa:
Neste tipo de justificativa, o resultado que se pretende chegar não pode ser demonstrado, medido ou apresentado com solidez. Estamos falando de uma teoria, explicação ou análise que levará a uma conclusão com base em um estudo.
Claro, isso depende muito da área na qual o projeto está sendo realizado, já que determinadas formas de pesquisa não possuem registros, vídeos ou material para serem utilizados.
Neste caso, a justificativa científica ou prática busca apresentar seus resultados de forma palpável. Isto é: contribui de forma prática, chegando a uma solução na sociedade. Um bom exemplo de justificativa de um projeto seria um estudo sobre os números de segurança no Rio de Janeiro e de que forma a pesquisa visa diminuir determinados índices. É possível ver tais números e medí-los.
Para que a produção da justificativa no projeto de pesquisa tenha qualidade em seu conteúdo é preciso seguir certas recomendações. Veja abaixo nossas sugestões e exemplos:
{{fazer_table}}
Acompanhe pelo vídeo que selecionamos abaixo as dicas mais relevantes para o desenvolvimento da sua justificativa de projeto de pesquisa.
Para que o leitor ou as pessoas interessadas no seu artigo científico sintam credibilidade em seu estudo, é necessário ter uma boa justificativa. Nossa equipe de profissionais especializados está pronta para te ajudar, não só com justificativas prontas para projetos, mas com o trabalho de pesquisa, TCC - trabalho de conclusão de curso, entre outros. São pesquisadores, acadêmicos, escritores, que podem contribuir independente da área, lugar, ou atividades propostas. Utilize o formulário abaixo e entre em contato conosco agora mesmo.
Indicar os problemas existentes em relação ao tema é um bom começo, seguindo com as potencialidades que os pesquisadores identificaram e de qual maneira a apresentação dos dados é transformada em oportunidades de melhoria. Falar sobre o problema e como a elaboração do projeto muda a realidade do objeto em questão é um bom jeito de amarrar início, meio e fim.
A justificativa de um projeto de pesquisa é o texto que confirma a importância e relevância do artigo científico em geral. Um trabalho ou estudo deve ter uma justificativa plausível, ou seja, argumentos que mostrem o objetivo do artigo e a forma como o mesmo se conecta com a sociedade, as razões da escolha e o contexto no qual o mesmo está inserido.
Exemplos de justificativa podem ser úteis, mas é necessário que a escrita seja autoral e única, afinal, o contexto da pesquisa é o seu, assim como o formato, a escolha do pesquisador, a proposta, e é claro, os resultados. Deve-se concentrar nas palavras que demonstram a relevância do projeto, por exemplo: Atual (como, na atualidade, o tema do estudo tem importância), Inovação, Interesse (que forma o autor do texto se interessa pelo assunto), Relevância (para a economia, sociedade ou política) e Contribuição - no caso, do ponto de vista acadêmico
Não há um limite certo de parágrafos, linhas ou páginas. O importante é que por meio da justificativa as pessoas tenham uma boa ideia das motivações que o levaram a elaborar tal projeto. A qualidade do conteúdo é mais importante para o leitor do que a quantidade. Em termos de bom senso, o ideal está entre uma e duas páginas, ou em média, três parágrafos bem elaborados.