{{form}}
A introdução de qualquer tipo de trabalho é sempre o primeiro contato que os leitores terão com o seu texto, sendo assim de extrema importância para ajudá-los e a se contextualizar com o que virá nos capítulos a seguir. Por causa disso, é de extrema importância que a introdução seja feita da maneira correta, seguindo as normas da ABNT e sendo produzida com cuidado e atenção. No guia de hoje, vamos trazer informações sobre esta parte do trabalho, um passo a passo de sua estrutura e também dicas do que fazer.
Como citamos anteriormente, é através da introdução que seu leitor terá o primeiro contato com seu texto. Ou seja, é com esta parte do texto que o professor, ou até mesmo uma banca avaliadora, irão se deparar ao começarem a avaliar o seu projeto científico. Ela será o aperitivo do texto e, por isso, precisa estar muito bem feita.
Ao escrever uma introdução de maneira coerente, objetiva e lógica, você já será capaz de chamar a atenção dos leitores para o resto do seu texto, já que a apresentação do mesmo foi interessante e bem feita. Assim, você agrega mais valor ao seu projeto de pesquisa científica.
Veja abaixo como deve ser a estutura do seu texto com a ajuda de um exemplo de introdução de projeto. Fonte: Pixabay.
Diferente de redações, por exemplo, a introdução de um projeto de pesquisa deve ser feito em 1 (uma) página e não somente em alguns poucos parágrafos. Nela, você terá que apresentar não só o tema como também trazer outras informações da sua pesquisa, como a problemática central e hipótese.
Abaixo, vamos apresentar todas as partes que são importantes em uma introdução e o que cada uma delas deve conter. Para exemplificar melhor, usaremos o seguinte tema de pesquisa: A importância do setor de RH na qualidade do ambiente de trabalho.
{{table_14}}
Seguindo essas esquematização, você certamente será capaz de construir uma boa introdução para o seu projeto de pesquisa. Lembre-se, porém, que cada projeto terá especificações de acordo com a universidade na qual você deseja ingressar em um mestrado ou até mesmo de acordo com os pedidos do professor. Por isso, certifique-se de ler essas especificações para adicionar possíveis exigências a essa estrutura principal.
Uma introdução básica de projeto de pesquisa deve conter no máximo 2 páginas, onde a maior parte dela será com a contextualização do tema. Em alguns casos, como em projetos que não tenham uma parte de referencial teórico por exemplo, esta introdução poderá checar até 5 páginas para agregar esses tópicos de exigência.
Agora está na hora de ver algumas dicas do que se deve fazer e o do que é bom evitar na sua introdução. Obviamente, aqui estamos mostrando de forma geral, então não se esqueça de também ver as exigências do seu professor ou universidade para garantir que sua introdução está de acordo com o que eles desejam.
Em geral, aqui está o que é certo e errado de fazer na hora da introdução de projeto de pesquisa:
{{table_5}}
Para que você possa ver de forma detalhada como é feita essa seção no seu projeto de pesquisa, trouxemos aqui um vídeo de um especialista explicando o que é necessário neste tipo de trabalho e como escrever corretamente a introdução, onde você também encontrará exemplos de introdução de projeto de pesquisa com um tema proposto pelo professor.
Nossa equipe está aqui para te ajudar
Se precisar de ajuda ou de um exemplo de introdução de um projeto de pesquisa pronto, nosso time de especialistas pode te ajudar. Fonte: Pixabay.
Se você estiver com dificuldades na hora de fazer o seu projeto de pesquisa, seja na parte da introdução ou não, ou simplesmente estiver com dúvidas sobre a estrutura pedida pela ABNT, nossa equipe pode te ajudar.
Basta entrar em contato conosco gratuitamente através do chat ou através da caixa de orçamento. Com a ajuda de nossos especialistas, você poderá garantir que irá apresentar um bom projeto de pesquisa à banca, seguindo todas as normas exigidas, tendo assim mais chances de alcançar a nota máximo.
Escreva informações que irão ajudar o leitor a entender o que eles podem encontrar ao longo do trabalho sem a necessidade de ler todo o projeto. Em geral, deve-se escrever sobre o tema geral, o objetivo central, métodos de pesquisa e até um resumo dos capítulos.
Como elementos da introdução podemos citar a apresentação do tema central e a contextualização do mesmo com a problemática, apresentação do objeto de pesquisa e a necessidade de uma justificativa para a existência da pesquisa.
A introdução deve ser realmente um resumo do trabalho, então deve conter informações do tema geral, da problemática da pesquisa, metodologia utilizada e um pequeno resumo geral do que está no trabalho ao fim da mesma.
Você deve começar a introdução apresentando o tema geral e, em seguida, contextualizá-lo de acordo com o que será falado na pesquisa.
Para fazer um introdução corretamente passo a passo, é preciso dividir as partes necessárias nela. Você pode ver o nosso passo a passo ao longo deste guia.